top of page

Ação de graças marca o cinquentenário da COOPEL

  • Foto do escritor: Alexandre Benony Oliveira Santos
    Alexandre Benony Oliveira Santos
  • 13 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Desde 1965, a Entidade ajuda a fomentar a economia no Centro-Oeste mineiro

No último 26 de setembro, a Cooperativa Agropecuária de Pompéu – COOPEL Ltda. – completou 50 anos de existência.

Dona de rica e bonita história, a Entidade, que se tornou uma das principais responsáveis pelo fomento à economia no Centro-Oeste mineiro, nasceu em 1965, quando 120 produtores rurais se reuniram, na sede do Clube Atlético Pompeano, com o objetivo de criar uma instituição valorosa e defensora não apenas nos interesses deles, mas principalmente dos interesses da coletividade.

A COOPEL iniciou suas atividades em 20 de outubro daquele mesmo ano, sob a presidência do fundador Cirilo Mendes de Freitas, cujo mandato expirou em 1967. Na época, recebia algo em torno 3.000 litros de leite/dia. Contava, então, com 83 associados fornecedores de leite. No início, tinha 8 funcionários registrados.

A usina de recepção de leite ficava na Rua Antônio de Lacerda, 502. O primeiro endereço do escritório e armazém geral era na Praça da Igreja (Papelaria da Elizabeth). Ali permaneceu no período 1965/1966. Em 1967/1968, o escritório/armazém mudou-se para a Rua Dona Joaquina (antigo prédio do Banco Nacional e Farmácia Pio XII). Em 1969 passou para a Rua Antônio Lacerda, 409. Foi só no ano de 1977 que o escritório se transferiu para o atual endereço, na Rua Antônio Lacerda, 445, sobreloja.

Tendo como atividade principal o recebimento e resfriamento de leite adquirido dos seus associados e vendido à Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), a COOPEL presta relevantes serviços aos integrantes de seu quadro societário, bem como à sociedade pompeana e regional.

Hoje presidida por José Alberto Campos, que conta com o indispensável apoio dos diretores, conselheiros e funcionários na realização de seu trabalho, a COOPEL atinge a incrível marca dos 50 anos sem perder de vista os ideais que inspiraram os fundadores e sempre visando a grandes objetivos no futuro.

Muita emoção durante a ação de graças

Já no princípio do ano, a COOPEL abriu as comemorações de seu Jubileu de Ouro, com lançamento e obliteração de selo comemorativo por intermédio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Na data certa do cinquentenário, 26 de setembro, uma missa em ação de graças foi celebrada na igreja-matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pompéu, com a presença de diretores, conselheiros, funcionários, associados e familiares. O templo recebeu, para a ocasião, ornamentos gentilmente cedidos pela Paróquia de Santo Antônio, de Curvelo.

No banco da Diretoria, dentre outros, assentaram-se Maria de Lourdes Campos Freitas e Rogério de Campos Freitas, o

José Alberto Campos e Maria de Lourdes S. Oliveira Campos, Silvana Garcia Machado e Pedro Mendes de Freitas. No banco da lateral, Juscelino Castelo Branco e Maria Imaculada Martins de F. Castelo Branco.

​Sob a presidência do padre Mauro Jorge e com acompanhamento musical de Alexandre Benony (voz e violão), a celebração eucarística se iniciou com a entrada do estandarte da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Os que constroem atualmente a história da Cooperativa participaram ativamente do culto. Juscelino e Kátia foram comentaristas; Maria Terezinha e Aline entraram com a Bíblia e a vela; Leonardo e Juliana fizeram, respectivamente, a primeira e a segunda leituras; e o Salmo ficou a cargo de Evaldo. Thiago Manoel se encarregou das preces da assembleia. Na procissão do Ofertório tomaram parte Cinelândia, Eldo, Lucilene, Múcio, Jerry Adriane e Adilson.

Enfim, toda a missa foi perpassada de emoção, fervor e, sobretudo, de agradecimento a Deus pelos 50 anos de profícua existência da COOPEL.

Ao fim da cerimônia, o padre Mauro Jorge franqueou a palavra ao presidente da Cooperativa, José Alberto Campos, que proferiu alocução de agradecimento a todos que direta ou indiretamente participaram e participam da vida da Entidade, bem como ao celebrante da missa pela irretocável condução daqueles momentos de louvor e fé.


 
 
 

Comentários


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Criado por: PEQUI COMUNICAÇÃO INTEGRAGA - Alexandre Benony - (38) 9910 0189

  • Facebook Clean
bottom of page