

SOBRE

A AGRIMENSURA EM CURVELO
Curvelo se orgulha de ter servido de berço para dois grandes homens da História brasileira: os irmãos Adaucto e Lúcio Cardoso. O que nem todo curvelano sabe é que talvez eles tivessem nascido em outro lugar, caso o pai deles, Joaquim Lúcio Cardoso, não fosse agrimensor, motivo pelo qual veio morar nesta região, no início do século XX, quando da extensão da Estrada de Ferro da Central do Brasil.O agrimensor Joaquim Lúcio Cardoso, o pai, que efetuou o traçado das primeiras ruas de Várzea da Palma e teve presença marcante nos primórdios de Pirapora, era fluminense da cidade de Valença. Em solo curvelano ele se casou duas vezes; primeiro com Regina, da família Mascarenhas, e depois, quando se enviuvou, com Maria Venceslina, da família Viana. Nascem desse segundo casamento, dentre outros, os citados Joaquim Lúcio Cardoso (filho), considerado um dos dez melhores escritores do País, e Adaucto Lúcio Cardoso, presidente da Câmara dos Deputados e ministro do Supremo Tribunal Federal.
MOURTHÉ & MEDEIROS: A CONTINUIDADE
Há anos a família Mourthé e Medeiros mantém viva em Curvelo e região a milenar tradição.“João Mourthé Sampaio, bisavô de Renato e Igor, foi para Ouro Preto estudar Engenharia. Não chegou a se tornar engenheiro, mas por estar já em certo período do curso (isso era possível naquela época), passou a exercer a profissão de agrimensor. Veio atuar em Curvelo. Repassou os conhecimentos aos filhos Pedro e Antônio, que trabalharam com ele muitos anos. Depois vieram Paulo Mouthé, Renato Mourthé Sampaio e Joventino Alencar. Renato Mourthé Sampaio, avô de Renato e Igor, estudou em Viçosa e também se tornou agrimensor. Desempenhou por 60 anos essa profissão. Foi um grande marco na agrimensura de Curvelo.São três gerações na agrimensura. Cem anos de tradição da família Mourthé na topografia.
POR QUE MOURTHÉ E MEDEIROS?
Renato Mourthé Medeiros e Igor Mourthé Medeiros, formados em Engenharia de Agrimensura pela FEAMIG de Belo Horiozonte, sob a influência do avô, Renato Mourhté Sampaio, fundaram a empresa Mourthé e Medeiros Agrimensura. São filhos de Hélio Medeiros e Maria das Graças Mourthé Medeiros. De onde se originou o nome da empresa. Agora temos esses extraordinários profissionais da Mourthé e Medeiros, dando continuidade a um trabalho longo e marcado pelo respeito ao cliente e à legislação.
Renato Mourthé Medeiros
Engenheiro Agrimensor
Código do INCRA: DOC
CREA – MG 103.026 – 4ª Região
Igor Mourthé Medeiros
Engenheiro Agrimensor
Código do INCRA: BTW
CREA – MG 88.155 – 4ª Região
Pequi comunicação Integrada