A Faculdade Arquidiocesana de Curvelo, mantida pela Mitra Arquidiocesana de Diamantina, iniciou suas atividades no ano de 1991, com o curso de Bacharelado em Administração, por iniciativa do Monsenhor Paulo Vicente de Oliveira, diretor do Colégio Padre Curvelo nas décadas de 1970 e 1980, que vislumbrou o crescimento da Instituição. Nos últimos 20 anos, foram formados 769 profissionais, Bacharéis em Administração.
Sua missão é promover o desenvolvimento regional sustentável, por meio da excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais cidadãos e éticos, com uma sólida base científica e humanística, capazes de tomar decisões em um mundo diversificado e independente. Os alunos da FAC, em sua grande maioria, são provenientes de Curvelo, Corinto, Felixlândia, Três Marias, Presidente Juscelino, Inimutaba e outras cidades, sendo esta uma referência de ensino na formação de jovens e adultos, que, depois de formados, exercem importantes cargos de gerência e direção em empresas locais, do estado e do país.
No dia 16 de setembro de 2011, foi realizado evento para comemorações dos 20 anos da FAC.
A cerimônia contou com a participação de várias autoridades que de alguma forma colaboraram com o desenvolvimento da Instituição.
Foram homenageados com placa comemorativa dos 20 anos, os Arcebispos, prefeitos e ex prefeitos que ocuparam mandatos no período de 1991 a 2011, além de ex diretores, professores e ex professores da FAC e do Colégio Padre Curvelo.
A noite foi abrilhantada com a participação do Grupo Sonart. após as solenidades foi servido aos presentes um coquetel e em seguida foi inaugurado oficialmente o "Memorial Histórico FAC - CPC".
